sábado, 6 de maio de 2023

Audioguia é novidade para um passeio informativo nos Jardins de Santos

 


Quando se pensa em audioguias talvez grande parte das pessoas vai se lembrar de algum museu onde esta tecnologia estava disponível à venda.


Na entrada daquele museu, a pessoa teria a opção de pagar por um aparelhinho conectado a um fone de ouvido para ouvir, em seu idioma, os detalhes sobre as peças do acervo daquele equipamento turístico.

O princípio é o mesmo, mas atualmente as opções se encontram em muitos novos formatos e em novos ambientes.

Em Santos, por exemplo, antes da pandemia, o Museu do Café oferecia a ferramenta, mas desativou o recurso por precaução de ordem sanitária. Na sala que abriga a exposição de longa duração e que retrata as principais profissões do mercado cafeeiro o visitante podia ouvir, através de fones em pontos fixos, relatos de trabalhadores que desempenhavam aquelas funções.

A primeira iniciativa do poder público na cidade foi implantada em 2021, no Museu Pelé, com um guia de áudio acessado via QR Code, no idioma Português. Posteriormente foi ampliado para os idiomas Inglês e Espanhol.

Recentemente, a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo implantou no passeio do bonde turístico um guia nos idiomas Inglês e Espanhol e em Libras que complementa as explanações orais dos guias de turismo que ficam no bonde e falam sobre os prédios históricos do centro.


E a última novidade é trazida pela Parceiros do Turismo (agência de passeios que opera city tours e Rotas Temáticas sobre o Pelé, o café e as cervejas artesanais de Santos) com um tour guiado pelos mais importantes monumentos dos Jardins da orla da praia de Santos.

Estreando em Português e com o áudio do guia de turismo Diogo D. F. Lopes, é uma iniciativa em parceria com a startup brasileira Glocal Audioguide e que transmite de forma descontraída, informações relevantes daquele que é o maior jardim de orla de praia do mundo, reconhecido pelo Guiness Book.

O passeio é bem parecido ao que a Parceiros do Turismo realiza em datas agendadas e com a presença
de um guia de turismo. Tem início no bairro do Gonzaga (Praça das Bandeiras) e termina na Ponta da Praia. Entre os assuntos e monumentos abordados estão: Saturnino de Brito, canais de Santos, Emissário Submarino, surf, estátua do leão, curiosidades sobre os jardins, Vicente de Carvalho e prédios tortos.

“Eu indico esse recurso para quem quer conhecer a cidade de forma independente, ou mesmo para quem não pode estar nos dias em que os passeios presenciais são realizados, pois o passeio com um guia e com outras pessoas é sensacional”, comenta Diogo Lopes.


A empresa também aluga bicicletas para viabilizar a diversão de turistas e santistas que querem ter uma nova visão sobre a cidade.

O audioguia está com valor promocional de lançamento: https://app.glocalaudioguide.com/#/product/jardinsdaorladesantos

O aplicativo Glocal Audioguide pode ser baixado via Play Store em aparelhos com sistema Android ou Apple Store nos dispositivos iOS.

Atendimento: 13 997719825 – Parceiro do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário