Dia Nacional do Guia de Turismo
O melhor presente é a sua
valorização.
Muitas vezes, no imaginário das pessoas um turista
estrangeiro seria representado por uma pessoa de camisa florida e com chapéu. É
quase uma caricatura. Assim como a representação do ato de viajar pode ser representado com um avião contornado o globo terrestre.
E o guia de turismo? Talvez você o imaginaria dentro de um
ônibus, falando no microfone, apontando os locais turísticos e transmitindo
informações. Enquanto os turistas estariam olhando pela janela. Ele diria:
- A sua direita o Museu do Café, prédio inaugurado em 1922
na comemoração dos cem anos da Independência do Brasil. Tem estilo eclético e
foi planejado para ser imponente e
transmitir a força do mercado cafeeiro e atrair investimentos para o
estado de São Paulo.
Mas será que essa imagem é limitada? Não o restringe a um
profissional que decora uma fala e simplesmente a transmite ao público? Neste
caso, uma gravação poderia substituir o seu trabalho, certo?
Eu diria que o guia de turismo tem um serviço muito mais
complexo. Primeiramente, ele estuda um curso específico para tirar um
certificado emitido pelo Ministério do Turismo. O guia de turismo deve sempre
portar essa credencial exposta no peito.
Complementa regularmente seus estudos por conta própria e
precisa estar sempre atualizado com relação ao que está acontecendo no local a
ser visitado. A sua própria cidade, quando falamos em turismo receptivo ou
atento às informações necessárias quando leva turistas para diversos outros destinos
turísticos dentro do estado, a nível nacional ou internacional, quando falamos
de turismo emissivo.
Um guia torna-se mais completo e com maiores oportunidades
quando fala um segundo idioma. E mais ainda quando fala alguns deles. Imagine
então quando a língua é difícil como o chinês, o japonês ou o árabe. Aí sim, o
guia é supervalorizado.
Hoje em dia há guias de turismo que desenvolvem serviços sem
a utilização de um veículo. Os walking tours (passeios a pé), por
exemplo. Outras vezes atuam em vans, micro ônibus ou ônibus. Há aqueles que
realizam um serviço bem exclusivo no qual dirigem o próprio carro. É o chamado
driver-guide. Aliás, uma tendência que se opõe ao turismo de massa.
É importante que o profissional seja um pouco generalista.
Ou seja, que ele saiba um pouquinho de vários aspectos sobre a localidade
visitada. Afinal, nunca se sabe que tipo de pergunta um turista pode fazer. Mas
também um pouco sobre a região o Brasil, seus aspectos políticos, históricos, geográficos,
culturais e econômicos. Saber um pouco sobre os locais de origem dos próprios turistas
pode ser uma carta na manga e criar um vínculo afetivo.
No entanto, muitos se especializam de acordo com o perfil do
turista ou do “produto” que foi vendido. O turista pode estar a lazer ou a
negócios. Pode ser caracterizado pela sua faixa etária (crianças ou idosos, por
exemplo), pelo seu perfil econômico (turismo social, turismo de luxo) ou por
diversas outras características e preferências. Já o produto turístico pode ser
temático. Ecoturismo, turismo religioso, rural, compras, histórico-cultural são
alguns exemplos.
Em lugares como Rio de Janeiro e São Paulo é comum
encontrarmos guias que desenvolvem roteiros relacionados a arquitetura, arte
grafite, cicloturismo, gastronomia.
Um mundo de possibilidades!
Ao mesmo tempo, o guia deve zelar pela segurança dos seus
clientes. Deve ter noções de primeiros socorros, deve saber como melhor
proceder em emergências médicas e deve saber onde levar o turista para
minimizar todos os riscos que podem ser encontrados em uma cidade, ou até mesmo
em uma área natural. Atravessar uma rua com um grupo deve ser feito de maneira
correta para evitar acidentes.
Um pouco de percepção e psicologia também podem ser
importantes. Deve-se interpretar o gosto e o comportamento das pessoas. Isso
pode minimizar conflitos e garantir a satisfação de maior parte dos
participantes. Afinal, é muito difícil agradar a todos.
Calma! Não é só isso. O guia deve ser educado, atencioso,
ter boa dicção e porque não ser engraçado? Alguns guias podem pecar por falar
demais ou transmitir um conteúdo informativo que não é interessante ao seu
público. E quem não quer se divertir? Dar risadas?
Geralmente contratado por uma agência de turismo ele é a
“imagem” da empresa e por isso deve saber representá-la.
Um bom guia de turismo estará atento para propiciar ao
turista explorar os seus sentidos. Ele poderá te levar a lugares
surpreendentes, te mostrar o peculiar gosto de uma comida típica, te atentar
para que ouça o canto de um diferente pássaro, te indicar um lugar para dar um
refrescante mergulho ou uma boa opção noturna.
Ele certamente te indicará um local para que compre uma
lembrança e assim poder incentivar o artesão local e estimular a cadeia
produtiva.
Formador de opinião, anfitrião do turismo e protetor do meio
ambiente.
Hoje é dia nacional dos guias de turismo.
E o melhor presente é a sua valorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário